Lema do Instituto

"Veritas, Justitiam, Virtus et Sapientia."

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aulas de Esportes, Artes, Música e Idiomas

As aulas paralelas são de extrema importância para o aprendizado. É nelas que a liberdade de escolha do aluno se manifesta, podendo optar por um curso de cada uma das quatro atividades.


Idiomas
As aulas de idiomas serão ministradas cada uma em um núcleo específico, que representa o país onde o idioma era originalmente falado. Assim, por exemplo, o Núcleo Espanhol retrata a arquitetura espanhola, seus costumes, ambientação da sala de aula e, inclusive, o clima do país. Tudo isso para que o aluno se sinta imerso no ambiente. Os professores de idiomas são profissionais qualificados, que ficam à disposição para solucionar dúvidas e perguntas. Os núcleos nacionais são compostos de:

  • 3 salas de aula, com capacidade variada;
  • Um salão de convivência, com TV, jogos e outros tipos de entretenimento;
  • Uma sala de jantar;
  • Cozinha;
  • Sala dos professores;
  • WCs;
  • Museu - que retrata a história, os costumes e hábitos do país em questão;
  • Biblioteca - com volumes na língua em questão;
  • Recepção e secretaria;
  • (para os centros Japonês e Chinês): centros de Artes Marciais (respect. Judô e Wushu), centro de meditação zen e casa de chá.
Nos núcleos nacionais, todas as placas de indicação e avisos serão feitas no idioma em questão, sendo para isso necessário que o aluno saiba entendê-lo.

Esportes 
As aulas de esportes serão ministradas por esportistas e/ou treinadores qualificados, cada um em seu centro próprio. Excetuando-se o Judô e o Wushu - que são ministrados nos núcleos nacionais do Japão e da China, respect. - os esportes são divididos em áreas, que abrigam os centros esportivos respectivos. As áreas em que são divididos são:
  • Complexo Aquático;
  • Praça das Ginásticas;
  • Arena de Atletismo;
  • Hípica;
  • Centro de Esportes de contato;
  • Centro de Esportes de não-contato;
  • Complexo das Artes Marciais.
Ao final de cada ano, serão realizadas os Jogos do Instituto. Serão laureados todos os que participarem, sendo que os três primeiros lugares ganharão prêmios especiais.

Artes
As aulas de Artes serão ministradas em diversos núcleos, espalhados de acordo com critérios de proximidade e afinidade com outros prédios do Complexo. Assim, o núcleo de Artes Plásticas localizar-se-á próximo ao Museu de Arte; o núcleo de Teatro e Dança, próximo ao Teatro e Ópera; o núcleo de Cinema e Animação Digital, próximo ao Cinema e o núcleo de Artesanato, próximo ao Centro Cultural.

Os trabalhos mais votados pelos alunos serão expostos, apresentados ou executados para o público, dependendo do tipo de arte a ser feita. 
A interdisciplinariedade é sempre promovida, portanto alunos de teatro podem interagir com alunos de artesanato para que sejam cenografistas, por exemplo. Alunos de cinema, desenho e animação podem se juntar para produzirem curtas-metragens, dentre outras possibilidades.

Música
Mesmo sendo a Música uma das Artes, no Instituto ela é tratada de forma especial. As aulas de música acontecem nos anexos da Sala de Concertos.
O Instituto possui quatro conjuntos musicais:
  • Filarmônica Leonardo da Vinci, uma orquestra que toca música erudita;
  • Coral "La Gioconda", composto pelos alunos do curso de Canto;
  • Banda Marcial Leonardo da Vinci;
  • Banda "Da Capo" - música instrumental, com influências de jazz, blues e R&B.
Os alunos se apresentarão ao longo do ano, tanto no Instituto quanto em festivais e eventos em que sejam convidados.

Um comentário:

  1. Olá, Henrique. Vi seu blog na comunidade 'Educação'. Fiquei simplesmente encantado com suas ideias. Confesso que já pensei em implementar um centro educacional dessa forma (mas não com a riqueza de detalhes que você descreveu).

    Olha, não liguei se os outros dizem que é impossível ou utópico. Senti que você tem uma paixão pela educação plena, cidadã, inclusiva e personalizada. Quando achamos nossa paixão, nenhum obstáculo é intransponível.

    Conte com meu apoio para o seu instituto. Vou tentar sempre colaborar com algumas ideias.

    Felipe Duque

    umanovaeducacao.wordpress.com

    ResponderExcluir